Please reload

Posts Recentes

O poder das mídias sociais no seu PDV

January 14, 2020

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

VISUAL MERCHANDISING: como, porque e pra que!

December 13, 2019

 

Já ouviu falar em visual merchandising? Não? Então vem cá que a gente explica tudinho pra você e ainda te dá dicas de como melhor e exposição dos produtos na sua loja. 

 

O visual merchandising, o famoso VM, é uma estratégia utilizada para criar um clima de compra favorável, que estimule a melhor percepção dos produtos e agregue valor tanto ao que é exposto na loja quanto à experiência de compra do cliente. Mas o conceito básico da exposição é mostrar ou destacar algo, o produto em exposição deve atrair, seduzir, despertar os sentidos e mexer com a emoção do consumidor. 

 

A organização é o primeiro passo, se o seu espaço permitir, organize por categorias, grupos ou cores, desse modo a finalidade da venda fica mais definida e causa um pouco mais de conforto visual na loja. Se a loja tem pouco espaço para exposição (prateleiras pequenas, por exemplo), pode apostar em uma decoração caprichada, mas não pode esquecer da rápida reposição do item vendido. Se a loja tem espaço, pode ter maior profundidade de produtos nas prateleiras. 

Quanto mais acessível o produto estiver, mais fácil ele será visualizado pelo cliente e é por isso que a altura correta influência muito na decisão da compra. Pode parecer bobagem, mas existem até algumas regrinhas na hora de expô-los. 

 

- Área nobre e altura do quadril: é a parte central, que fica na altura dos olhos do consumidor ou um pouco abaixo. Ali são colocados os produtos de maior procura.

- Acima da cabeça: pelo fato de ficarem no alto, estes produtos geralmente são menos vistos pelos consumidores. Importante investir em produtos de maior altura, que se destacam por si só. 

- Linha do joelho: estas prateleiras não estão mais no campo de visão, mas lá ficam os produtos mais baratos e essenciais. 

- Chão: esta parte da prateleira costuma acomodar os produtos de peso elevado. Ou produtos infantis, por estarem mais no campo de visão das crianças. 

 

Fugindo um pouquinho do modo prateleira, apostar em mesas, nichos, ilhas ou mobiliários customizados também são ótimas opções para destacar um grupo de produtos.

 

 

 

A mesa, por exemplo, pode ser considerada como “touch point”, local onde todos podem interagir e na maioria das vezes torna-se mais rápida a visualização dos clientes. Porque entende-se que nela existe algo de especial, seja para promoção ou lançamento, ou que o produto ali exposto é um destaque e quando localizada próxima a entrada da loja tem uma função de atração sem igual. 

Investir em decoração é fundamental para alavancar as vendas, pois ajuda muito na valorização do produto e mostra a funcionalidade dele, um exemplo é decorar os vasos com arranjos florais ou de plantas. Ousar em decorações temáticas nas épocas sazonais também é uma ótima estratégia de agregar versatilidade para determinados itens, além de mostrar ao cliente que sua loja é adepta a todos os estilos. 

 

E não esqueça de apostar em iluminação. Um produto iluminado atrai o olhar, capta a atenção do cliente e produz uma percepção de valor ainda mais elevado. 

Para garantir um impacto visual positivo, é preciso também estar atento à coordenação de todos os elementos. Manter um layout funcional, onde a composição da vitrine ou das prateleiras e a decoração da loja, é importante para valorizar a exposição dos produtos e agregar nas vendas. 

A precificação também é muito importante na exposição, existem muitos detalhes por trás disso e caso não seja feita corretamente, pode ocorrer até multa conforme previsto em lei pela FECOMERCIO

 

É muito importante que os preços sejam, claros, corretos, objetivo e visíveis para o cliente, por meio de etiquetas ou similares afixados diretamente nos produtos. Importante conter as informações de preço à vista, de desconto (em caso de promoção) ou de parcelamento, quando necessário. Independentemente da forma de afixação estabelecida, o principal da lei é garantir que o consumidor visualize o preço sem ajuda do comerciante. 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Av. Santa Marina, 780 - Água Branca  Tel: 11 3616.9910  email: vendas@urbanbrasil.com.br