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Markup: Entenda para calcular.

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Você por acaso sabe dizer se, neste exato momento, os preços dos seus produtos estão corretos dentro da sua loja? Os preços estão competitivos com o mercado? Você já aplicou o markup na sua loja? 

 

Entender a importância de ter preços alinhados com o mercado é tão fácil quanto você possa imaginar. 

 

 

É importante lembrar que as definições dos preços podem ser feitas de maneira individual ou genérica, por exemplo, alguns itens que têm um valor mais baixo (com o lucro menor) que precisam garantir um volume de vendas maior e aumentar a competitividade. E outro exemplo, são produtos que podem permitir uma margem de lucro maior e, consequentemente, ter um valor mais elevado. Ainda assim, os clientes vão adquiri-los.

 

O markup é um índice usado para definir o preço de venda, sempre aplicado sobre o custo dos produtos e as despesas. Por isso é importante colocar na ponta do lápis as suas despesas fixas (como por exemplo, salário dos funcionários), as variáveis (comissões extras), a margem de lucro presumida (percentual que você deseja obter em cada venda). Essas três variáveis devem ser consideradas em percentuais.

 

Por exemplo: 12% de despesas fixas, 15% de despesas variáveis e 18% de margem de lucro. 

A partir desses percentuais é possível a aplicação do markup, que funciona com uma fórmula e usa-se da seguinte forma: 

 

100/100 - (despesas fixas + despesas variáveis + margem de lucro) 

 

Para o cálculo, vamos usar os percentuais que dei no exemplo anterior e o resultado será o markup que multiplicará o custo de produção e a conta ficará assim: 

- 100/100 - (12+15+18) 

- 100/100 - 45 

- 100/55 

- Markup = 1,82 

 

Você percebeu que o custo de produção não foi citado nem nas despesas fixas nem nas variáveis? Isso porque, para calcular preço de venda por markup, o custo de produção será a base da conta. Ou seja, quanto você gastou para produzir o item que será vendido. Isso inclui a matéria-prima e mão de obra ou se você apenas revende produtos, é o que você pagou para comprá-lo e levá-lo até a sua loja. 

 

Um dos produtos de decoração da Urban, cujo custo de produção é de R$ 24,90 (código: 42500), para definir o preço de venda é só multiplicar esse valor pelo markup, ou seja: 

 

- Custo de Produção x Markup 

- 24,90 x 1,82 

- Preço de venda = R$ 45,31 

 

A grande vantagem em relação ao cálculo do markup é que você poderá usar a fórmula sobre o total de vendas de determinado produto, o que permite visualizar melhor quando é conveniente mexer no seu preço para ganhar competitividade. 

 

 

 

 

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